sábado, 17 de agosto de 2013

O Anti-semitismo e o Novo Testamento

Argumenta-se que o Novo Testamento contribuiu para o anti-semitismo subseqüente na comunidade cristã. Afirma A. Roy Eckardt que a base do anti-semitismo e responsabilidade pelo Holocausto está, definitivamente, no Novo Testamento. 

O estudioso A. Roy Eckardt, um pioneiro no campo das relações judaico-cristãs, afirmou que a base do anti-semitismo e a responsabilidade pelo Holocausto estão no Novo Testamento. Eckardt insistiu que o arrependimento cristão deve incluir uma reavaliação das atitudes teológicas básicas em relação aos judeus e do Novo Testamento, a fim de lidar eficazmente com anti-semitismo.

De acordo com o rabino Michael J. Cook, Professor de Literatura Intertestamentaria e Primitva Cristã do Hebrew Union College, há dez temas do Novo Testamento que são as maiores fontes de ansiedade para os judeus sobre o anti-semitismo cristão. São estes abaixo:

1. Os judeus são culpados pela crucificação de Jesus, e como tal eles são culpados de sua morte.

2. As tribulações do povo judeu ao longo da história constituem punições de Deus contra eles por terem matado Jesus.

3. Jesus veio originalmente para pregar somente aos judeus, mas quando eles o rejeitaram, ele os abandonou em favor dos gentios.

4. Os Filhos de Israel eram originalmente o povo escolhido de Deus, em virtude de uma antiga aliança, mas rejeitando Jesus eles perderam o status de “povo eleito”, e agora, em virtude de uma Nova Aliança (ou "testamento"), os cristãos têm substituído os judeus como povo escolhido de Deus, a Igreja teria se tornado o "Povo de Deus".

5. A Bíblia judaica (o chamado "Antigo Testamento") retrata repetidamente a opacidade e a teimosia do povo judeu e sua deslealdade para com Deus.

6. A Bíblia judaica contém muitas previsões da vinda de Jesus como o Messias (ou "Cristo"), mas os judeus são cegos para enxergar o significado de sua própria Bíblia.

7. Na época do ministério de Jesus, o judaísmo deixou de ser uma fé viva.

8. A essência do Judaísmo é um legalismo restritivo e oneroso.

9. O Cristianismo enfatiza o amor excessivo, enquanto o Judaísmo mantém um equilíbrio da justiça, Deus de ira e amor pela paz.

10. A opressão do Judaísmo reflete a disposição dos adversários de Jesus, chamados de "fariseus" (antecessores dos "rabinos"), que em seus ensinamentos e comportamentos eram hipócritas.

Cook acredita que tanto os judeus como os cristãos contemporâneos precisam reexaminar a história do cristianismo primitivo, e a transformação do cristianismo de uma seita judaica composta por seguidores de um Jesus judeu à uma religião separada, muitas vezes dependente da tolerância de Roma, enquanto o proselitismo entre os gentios leais ao império Romano, para entender como a história de Jesus passou a ser reformulado de forma anti-judaica e como os Evangelhos tomaram sua forma final.

Alguns estudiosos afirmam que os versos críticos do Novo Testamento têm sido usados ​​para incitar o preconceito e a violência contra o povo judeu. O Professor Lillian C. Freudmann, autor de Antisemitism in the New Testament (O Anti-semitismo no Novo Testamento, University Press of America, 1994) publicou um estudo de tais versos e os efeitos que eles tiveram na comunidade cristã através da historia. Estudos similares foram feitos tanto por estudiosos judeus e cristãos, incluindo, professores Clark Williamsom, do Christian Theological Seminary, Hyam Maccoby, The Leo Baeck Institute, Norman A. Beck, do Texas Lutheran College e Michael Berenbaum, da Georgetown University.

O Conflito judaico-cristão no Novo Testamento

Há alguns versículos do Novo Testamento que descrevem os judeus de uma forma positiva, atribuindo-lhes a salvação [João 4:22], ou amor divino [Romanos 11:28] Na história da crucificação, entretanto, a incitação dos judeus para a execução de Jesus ao dizer: "O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos" [Mateus 27:25] é referida como a Maldição de Sangue. No livro de João, Jesus chama certos fariseus "filhos do diabo". [João 8:44]

Citações do Evangelho de Marcos

De acordo com o Novo Testamento, a crucificação de Jesus foi autorizada por autoridades romanas por insistência dos líderes judeus a partir do Sinédrio. [Marcos 15:1-15]

Paul H. Jones escreve: 

Embora Marcos mostre todos os grupos de judeus unidos em sua oposição a Jesus, suas narrativas apaixonadas não são "abertamente" anti-judaicas, uma vez que pode ser interpretado como estando dentro do intervalo das disputas intra-judaicas "aceitáveis". Para alguns leitores, a cena da "purificação do Templo" (11:15-19) enquadrado pela pericope da “ figueira murcha" confirma o juízo de Deus contra os judeus e seu Templo. O mais provável, no entanto, a história explicaria por que esta pequena seita de seguidores de Jesus que sobreviveram à guerra romano-judaica o por quê Deus permitiu a destruição do Templo. É uma interpretação caseira e, portanto, não é anti-judaica. Da mesma forma, a parábola da vinha (12:1-12), pelo qual a interpretação alegórica tradicional lança os inquilinos como os judeus, o herdeiro assassinado como sendo Jesus e o proprietário como Deus, deve ser definida dentro do contexto de uma intra-disputa judaica.

O Novo Testamento registra que o discípulo Judas Iscariotes, [Marcos 14:43-46] o governador romano Pôncio Pilatos, juntamente com as forças Romanas [João 19:11] [Atos 4:27] os líderes religiosos e o povo de Jerusalém foram (em diferentes graus), responsáveis pela morte de Jesus. [Atos 13:27-28]

Evangelho de Mateus

Embora o Evangelho de Mateus seja considerado o "mais judeu" de todos os Evangelhos, ele é o que contém uma das passagens mais anti-judaicas encontradas no Novo Testamento. Provavelmente, localizada em Antioquia da Síria, a comunidade de Mateus se definiu “acima e contra a Sinagoga”.

Assim o termo "judeus" no Evangelho de Mateus é aplicado para aqueles que negam a ressurreição, e acreditam que os discípulos roubaram o corpo de Jesus. Através de Jesus, a adesão do único povo de Deus está estendida para incluir os gentios, [Mateus 24:14] e [Mateus 28:16-20], mas eles não substituem os judeus. [Mateus 4:18-13:58] Judeus e gentios participam do plano de Deus para a salvação.

Como narrativa de Mateus marcha de forma apaixonada, a retórica anti-semita aumenta. No capítulo 21, a parábola da vinha é seguida pelo grande texto da "Pedra", que nada mais é do que um midrash cristológico do início do Salmo 118:22-23: "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular" [Mateus 21:42]. Em seguida, nos capítulos 23 e 24, três pericopes hostis sucessivas são gravadas. Em primeiro lugar, uma série de "desgraças" é pronunciada contra os fariseus:

"Você testemunham contra si mesmos que são descendentes dos que assassinaram os profetas ... Você serpentes, raça de víboras! Como você pode escapar de serem condenados ao inferno?"

                                                                                                                               - Mateus 23:31-33

De acordo com os Evangelhos do Novo Testamento, Jesus, em sua entrada fatídica em Jerusalém antes da Páscoa, foi recebido por uma grande multidão de pessoas. Jesus foi então preso e julgado pelo Sinédrio. Após o julgamento, Jesus foi entregue a Pilatos, que devidamente o colocou à prova novamente e, a pedido do povo, o crucificou.

Então, Jesus lamenta sobre a capital: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados... Veja, sua casa vai ficar com você, desolada" (23:37-38). E, finalmente, Jesus prediz o desaparecimento do Templo: "Em verdade eu vos digo, nenhuma pedra será deixada aqui em cima de outra, tudo vai ser jogado para baixo" (24:2 b).

O ponto culminante desta retórica, e sem dúvida um dos versículos que mais causaram sofrimento ao povo judeu mais do que qualquer outra passagem do Novo Testamento, é a atribuição exclusiva de Mateus para o povo judeu: "O seu sangue [de Jesus] caia sobre nós e sobre nossos filhos!" (27:25). Este assim chamado texto "Culpa de Sangue" tem sido interpretado no sentido de que "todos os judeus, a partir de Jesus, uma vez e para sempre depois disso, aceitam a responsabilidade e a culpa pela morte dele. A única vez que as narrativas apaixonadas de Mateus rompem com o método de "profecia historicizada" é quando os Evangelhos afirmam responsabilidade judaica e a inocência romana. Assim, Mateus "inventou" este versículo para resolver o destino de Jerusalém apenas como punição por sua rejeição de Jesus.

Shelly Matthews escreve:

“Em Mateus, como em muitos livros do Novo Testamento, a idéia de que os seguidores de Cristo são perseguidos é penetrante. Bênçãos são pronunciadas sobre aqueles que são perseguidos por causa da justiça no Sermão da Montanha; Os males contra os fariseus em Mateus 23 culminam em previsões de que eles vão "matar e crucificar, açoitar nas sinagogas e perseguirão de cidade em cidade”, a parábola do banquete em Mateus 22 implica que os servos do rei serão mortos por aqueles a quem eles são enviados".

A penetração da acusação de que os judeus perseguem, matam ou intencionam matar os crentes de Cristo em Mateus é acompanhada por uma escassez de detalhes sobre as acusações, os motivos, as causas, e os agentes específicos da perseguição.

Douglas Hare observou que o Evangelho de Mateus evita explicações sociológicas da perseguição:

“Somente a causa teológica, a obstinação de Israel é de interesse para o autor. Tampouco o mistério do pecado de Israel é examinado, quer seja em termos de categorias dualistas ou em termos de Predestinarianism. O Pecado de Israel é um fato da história que não requer explicação”.

Citações anti-semitas do Evangelho de João

O Evangelho de João descreve coletivamente os inimigos de Jesus como "os judeus". Em nenhum dos outros evangelhos os judeus exigem, em massa, a morte de Jesus; ao invés disso, o plano para matá-lo é sempre apresentado como vindo de um pequeno grupo de sacerdotes e príncipes, os saduceus. O evangelho de João é, portanto, a fonte primária da imagem dos judeus agindo coletivamente como os inimigos de Jesus, que mais tarde tornou-se fixado na mente cristã.

Por exemplo, em João 7:1-9 Jesus se move em torno da Galiléia, mas evita Judéia, porque "os judeus" estava procurando uma oportunidade para matá-lo. Em 7:12-13 alguns disseram "ele é um bom homem", enquanto outros diziam que ele engana o povo, mas tudo isso era dito na forma de "sussurros", pois ninguém iria falar publicamente por "medo dos judeus". A rejeição judaica também está registrada em 7:45-52, 8:39-59, 10:22-42 e 12:36-43. O versículo de João 12:42 diz que muitos acreditavam, mas mantiveram-se privados, por medo que os fariseus os excluíssem da Sinagoga. Após a crucificação, Em João 20:19 diz que os discípulos se esconderam atrás de portas fechadas "por medo dos judeus".

Em vários passagens do evangelho de João associa “os judeus” com a escuridão e com o diabo. Em João 8:37-39, 44-47, Jesus diz, falando a um grupo de fariseus:

"Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não encontra lugar em vós. Eu falo do que vi junto de meu Pai, e você faz o que você ouviu de seu pai. Eles responderam à ele: "Nosso pai é Abraão". Jesus disse-lhes: "Se vocês fossem filhos de Abraão, vocês farima o que Abraão fez. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de seu pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não tem nada a ver com a verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala segundo a sua própria natureza, pois ele é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, você não acredita em mim. Quem dentre vós me convence de pecado? Se eu digo a verdade, por que você não acredita em mim? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus, a razão pela qual vocês não as ouves é que vocês não são de Deus. "

Isso preparou o terreno para séculos de caracterização cristã dos judeus como sendo agentes do diabo.

O uso de João do termo "judeus" é uma área complexa e debatida da erudição bíblica. O autor provavelmente se considerava judeu e provavelmente falava a uma comunidade em grande parte judaica. J.G. Dunn, estudioso do Novo Testamento, escreve:

"O quarto evangelista ainda está operando dentro de um contexto de disputa entre facções internas judaicas, embora os próprios limites e definições façam parte dessa disputa. Está claro e além de qualquer dúvida que uma vez que o Quarto Evangelho é removido desse contexto e as restrições deste contexto, tudo foi muito facilmente lido como uma polêmica anti-judaica, e tornou-se uma ferramenta de anti-semitismo. Mas é altamente questionável se o próprio Quarto Evangelista pode razoavelmente ser indiciado tanto anti-judaísmo ou por anti-semitismo ".

É por causa dessa polêmica que algumas traduções modernas, como a Today's New International Version, removem o termo "judeus", e o substituem com termos mais específicos, para evitar conotações anti-semitas. Por exemplo, o Seminário Jesus traduz isso como "Judaicos", ou seja, os moradores da Judéia, em contraste com os moradores da Galiléia. A maioria dos críticos dessas traduções, admitindo neste ponto, argumentam que o contexto (uma vez que é óbvio que Jesus, o próprio João e os outros discípulos eram todos judeus) faz verdadeiro significado de João suficientemente claro, e que a tradução literal é o preferido.


Paul Jones escreve:

"O Evangelho de João tem a dúbia distinção de ser tanto o Evangelho mais popular (considerado o mais" espiritual "dos Evangelhos canônicos) e o mais anti-judeu. O termo “judeus” (Ioudaios) nas funções evangélicas como "estereótipo hostil coletivo" é identificado como sendo o "mal" e o "diabo". No entanto, o Evangelho de João está intimamente ligado com o judaísmo. Jesus é completamente judeu neste Evangelho. Sua vida gira em torno das festas judaicas, e sua identidade como Messias é confirmada pelas escrituras judaicas. Segundo João 20:31, o livro foi escrito "para que você pode vir a acreditar que Jesus é o Messias, o Filho de Deus". A Cristologia é, portanto, a chave para se entender tanto o teologia do Evangelho e sua relação tensa com a tradição judaica farisaica maior”.

Alguns críticos sugerem que o texto mostra uma mudança da culpa do governo provincial romano, que na verdade foi o que realizou a execução, para as autoridades judaicas, com a intenção de tornar o cristianismo mais aceitável nos círculos romanos.

Referências bibliográficas sobre o assunto


The Encounter of Jews and Christians, Elder and Younger Brothers. Eckhardt, A. Roy. Schocken Books (1973)
Your People, My People: The Meeting of Christians & Jews, Eckhardt, A. Roy; Crown Publishing Group (1974); 
Antisemitism in the New Testament, Freudmann, Lillian C, University Press of America (1994); 
Removing the Anti-Judaism from the New Testament, Kee, Howard Clark and Borowsky, Irvin J., American Interfaith Institute, Philadelphia, PA

Um comentário: